Jeitinho brasileiro na internet

Por Amanda Demetrio

Começo hoje minhas postagens no Palpitando. De todos os temas, o meu é o mais aberto (ui). Devo falar de tecnologia, comunicação, mídias sociais e punhetas parecidas. O assunto da semana é o tal do Chrome (navegador do Google), mas todo mundo já disse o que tinha pra dizer, então decidi traçar os rumos da dominação brasileira da internet. Isso, me disseram que era pra pirar, então eu vou. Como eu farei isso? Simples, descobrindo qual é o “jeitinho brasileiro” na internet. Tendo o mapa em mãos, começa o War.

Agora falando sério, quem me deu a idéia de falar nesse “Jeitinho Brasileiro” foi o Marcelo Coutinho, do Ibope – li esta entrevista dele na Carta Capital. A questão é “qual é a do brasileiro na internet?”. Tá certo que a coisa explodiu com os equipamentos baratos, as crianças brincando dentro de casa (e na frente do computador) e as opções de entretenimento, mas porque Orkut e não algum outro site? E dos colaborativos, por que aguns vão pra frente e outros não?

Não sei se essa discussão é clichê, mas fiquei pensando nisso hoje. O Coutinho tem algumas respostas. Primeiro que o brasileiro tem uma tendência a freqüentar mais redes sociais, ele fica em média cinco horas conectado nestes sites, enquanto a média mundial é de duas horas. E isto afeta a socialização das pessoas, o quanto elas passam a valorizar seus relacionamentos “online”. Nesta coisa toda entram as empresas e suas imagens sendo submetidas ao julgamento e publicação dos comentários dos internautas. Tem também aquela coisa do brasileiro de querer comentar e responder as notícias. Segundo o Coutinho, isso é muito particular do Brasil.

O cenário está ai, mas por que alguns sites dão mais certo que os outros por aqui? A resposta provavelmente está nas tags “comunidade” e “colaborativo”. Uma coisa alimenta a outra e forma-se a bola de neve. Por que Orkut e não Facebook, então? Fica ai pro próximo post da minha tentativa de dominação da internet brasileira… hehehe

Bom, sempre no fim dos meus posts vou colocar uns links que eu juntei nas duas semanas!

#TáUsando

#MeioOntem,MasAindaVale

[Tô meio insegura com este post, mas a gente vai melhorando =)]
5 Comentários

Arquivado em Internet

5 Respostas para “Jeitinho brasileiro na internet

  1. Posso falar? Brasileiro é, em resumo, um povo que gosta de cuidar da vida alheia! Orkut permite isso demais.. twitter vc acompanha… em tempo real! Por isso essas mídias agradam tanto aqui…

    ah, e adorei a coisa das dicas!

  2. Andrea Hiranaka

    O que faz com que os brasileiros tenham um uso tão diferente da internet em comparação ao restante do mundo?
    Tentei procurar muito uma resposta pra isso pro meu TCC e não consegui.
    Já ouvi falar desde a aplicação da teoria do Roberto DaMatta de sociabilidade do brasileiro até a explicação de que, como o Brasil é um país novo na rede, as pessoas tem que conversar mais entre si pra aprenderem a navegar (não concordo mesmo!).
    Se alguém tiver mais explicações, compartilhe!

  3. erica

    fiquei querendo saber quem tem a resposta de porque orkut e nao facebook…mas acho que logo mais será orkut e facebook.
    Da mesma maneira uma mesma pessoa (eu no caso) se conecta ao gtalk, messenger e skype ao mesmo tempo…e pra quê se em todos eu tenho o mesmo grupo de amigos com quem falo???
    e deixa de insegurança…tb adorei a ideia das dicas!

  4. dragoni

    opa, cheguei nesse blog por uns tres caminhos diferentes já…acho que vou ficar por aqui

    existe uma linha muito tênue entre fuçar no orkut e assistir tv fama hehe

    e, sinceramente, o que eu achei mais louco de tudo foi esse postsecret
    simplesmente genial

Deixe um comentário

