Um quadrinho depois do outro…

Por André Sobreiro

A idéia é bastante simples. Pegue um desenho. Coloque outro desenho na seqüência, um pouquinho diferente desse. E outro, e outro e mais outro. Pronto, nasceu uma animação (e se você trocar isso por fotografias, o cinema). E mesmo com toda essa simplicidade o cinema de animação é um grande atrativo de público (especialmente o infantil, claro).

Criado pelo francês Émile Reynaud, o praxynoscópio exibia filmes de 500 a 600 imagens em 1892, na França. Com os projetores modernos, o primeiro filme foi Fantasmagorie, do também francês Émile Courtet, em 17 de agosto de 1908. No Brasil, no entanto, sua presença é bem recente. As primeiras experiências de Eugênio Fonseca Filho foram nas primeiras décadas do século XX. Nosso primeiro projeto de destaque foi lançado em 1953, Sinfonia Amazônica de Anélio Lattini Filho.

Mas foi um americano quem colocou as animações no mais alto patamar do cinema: Walt Disney. Criador de uma fábrica de fantasia para crianças e adolescentes, produziu clássicos como Branca e Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio e o surreal Fantasia (1940), Cinderela (1950), Alice no País das Maravilhas (1951) e mais recentemente A Bela e a Fera (1991) e Aladdin (1992).

Tamanha importância que, dentre as cem maiores bilheterias de todos os tempos temos impressionantes 16 desenhos: Shrek 2 (11º), Procurando Nemo (16º), Shrek Terceiro (20º), O Rei Leão (26º), A Era do Gelo 2 (34º), Ratatouille (37º), Kung Fu Panda (40º), Madagascar (54º), Os Simpsons (55º), Monstros S.A. (56º), Toy Story (63º), Shker (65º), Aladdin (67º), Carros (73º), Tarzan (85º) e Wall-E (100º)

A lista inclusive aponta o atual embate entre Pixar, que viu seu nome crescer associada aos estúdios Disney e Dreamworks. Até o momento, entre os cem mais a vitória é da Pixar com seis filmes contra quatro da Dreamworks.

Alice no País das Maravilhas

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Cinema

2 Respostas para “Um quadrinho depois do outro…

  1. erica

    Nao tem muito a ver, mas esse texto me fez lembra uma materia que to fazendo sobre o congresso de contos de fadas que tá acontecendo na Alemanha. O tema é “final feliz” e minha materia se baseia na tese de um cara chamado Wilhelm Solms. Ele fala sobre porque a Branca de Neve e a Bela Adormecida estao fora de moda pq niguém mais se casa com o primeiro cara que beija hehehe…se eu conseguir terminar, mando o link aqui hehee

  2. Confesso que tenho uma quedinha por animações e, como sou mãe, estou sempre conferindo as novidades.
    Adoro todos os citados mas o meu favorito, de todos os tempos é Wall-E.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s