This is a Maaaasssh-up!

Você já deve ter ouvido sobre Mash-ups por aí. Não? Ok, lição #1: Granny Teller will show you.

Resumindo, os mash-ups resumidamente são músicas feitas com outras músicas. Chamados também de Bastard Pop, Bootlegs, Smashups, Blends, Cutups ou Powermixing, uma das histórias de sua origem conta que surgiu em 1956 com um mix da leitura de Orson Welles de Guerra dos Mundos com alguns samples musicais chamada “The Flying Sauce”, feita por Bill Buchanan and Dickie Bookman.

Como diria Granny Teller, “in the world wide web” é fácil achar tanto os samples quanto softwares de mixagem o que faz com que a mixagem seja praticamente carne de vaca. Mas mais do que misturar coisas que já existem, um bom mash-up combina criatividade e senso apurado para criar algo inédito.

Nessas de misturar o inusitado e fazer músicas loucas, quem se destaca para mim são Girl Talk e E603 (ultimamente, o que tenho ouvido mais) e o 2 Many DJs (que descobri faz pouco tempo). No Brasil, João Brasil (você pode baixar o novo trabalho dele “Big Forbidden Dance” aqui).

Outro que descobri recentemente e acabei pirando foi o DJ Yoda que além dos mixes musicais ataca também como VJ. O mais legal dele é que ele mistura também falas de filmes, séries, desenhos e até video game (Mário World, clássico). Aqui um teco da apresentação dele no Tim Festival 2008:

“Here Comes the Block Rockin’ Beats”

“OI Dirty Mario”

(via Trabalho Sujo)

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Música

2 Respostas para “This is a Maaaasssh-up!

  1. André Sobreiro

    Hauahuahauaahaua posso dizer que a Sue me fez rir demais e querer ler todo o texto? Essa é a boa introdução que você precisava!

  2. Pingback: musicpills.com.br » Blog Archive » This is a Maaaasssh-up!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s