retrato em branco e preto

“… e o que é que eu posso contra o encanto
desse amor que eu nego tanto
evito tanto e que no entanto
volta sempre a enfeitiçar
com seus mesmos tristes velhos fatos
que num álbum de retratos
eu teimo em colecionar

(…)

eu trago o peito tão marcado
de lembranças do passado e você sabe a razão
vou colecionar mais um soneto
outro retrato em branco e preto
a maltratar meu coração”

se tom e chico me deram o tom, quem sou eu para negá-lo?

a vida em p&b é mais simples, mais enxuta e, quiçá, mais facilmente entendível – daí a expressão “preto no branco”. não quero tár menosprezando as cores também – elas guardam, sim, um lugarzinho especial no meu coração. mas o p&b sempre me fascinou. ele me parece mais vivo, mais expressivo. therefore, creio que o melhor resultado ao se retratar alguém surgirá em p&b.

gosto bastante de tirar fotos de pessoas. elas são imprevisíveis, e é exatamente isso que você pode esperar dos resultados (com o perdão do oxímoro).

grandes retratistas já fizeram a sua história (quem sabe um dia eu não chego lá?). gosto bastante do marcio scavone (entrem na seção de retratos e entendam a força do p&b), que fotografou bastante (será que ainda o faz?) pra última página da carta capital. sempre um perfil interessante de alguma personalidade xis.

o scavone também usa umas cores aqui e acolá, mas certas coisas são apenas perceptíveis em p&b. há algum outro jeito de retratar jô soares? ou outro modo de capturar todas as marcas de expressão da fernanda montenegro?

bom, o scavone é só um exemplo aqui da terrinha. tem o bob wolfenson, que tá no masp desde 1990, mas, infelizmente, caiu nos olhos do povo só após clicar para a playboy. o richard avedon, provavelmente, é um dos maiores retratistas ever. gosto bastante do elliott erwitt, e não só dos seus retratos. e, pelamor, entrem na parte de portraits do site dele e vejam o retrato da marilyn (é o primeiro da seqüência), que é uma das coisas mais perfeitas desse mundo (o retrato, ok?)

bom, chega de palavras. aí vai uma série de retratos de alguns amigos.

enjoy!

2 Comentários

Arquivado em Fotografia

2 Respostas para “retrato em branco e preto

  1. Guilherme Dearo

    Lindas as fotos, Paguinha! Principalmente o momento que você conseguiu captar com as fotos da Marina (a segunda), da Ni, do Firmeza e do Caião&Nanda.

    Também acho bem mais legais as fotos p&b, elas adquirem um tom especial, não sei direito por que.
    É estranho… antigamente, quando só existiam fotos p&b, as pessoas tinham essa impressão especial delas? Ou sonhavam com cores vivas em seus retratos?

    Acho que fotos p&b nos atraem e se tornam especiais porque elas perdem um pouco da realidade. Elas deixam de ser uma cópia do real como o vemos a olho nu (formas, cores, tons, etc…) e passam a ser um ícone da realidade, é como a gente se transformasse numa brincadeira, ou num personagem.

    Abraços!

  2. Mafalda

    lindíssimas como sempre… e um pouco diferentes das pbs de antes! Só fiquei emo pq não tem nenhuma minha! hahahaha

Deixe um comentário

