2009 – o ano do Blog (?)

Após o sucesso de Érica Chaves como colaboradora do nosso Palpitando, decidimos que seria legal mais gente dar seus palpites por aqui. Assim, aparecerão sempre umas carinhas novas. Pra começar, a convidada é leitora voraz do Palpitando e de blogs em geral. Sylvia Ferrari, a @syferrari, é autora do Gaveta de Criado Mudo, blog fofíssimo sobre, ah sobre palpites. Teria melhor estréia? Acho que não… Com vocês, Sylvinha.

Por Sylvia Ferrari

Da capa da revista Época ao Jornal da Globo, BLOG foi o assunto do momento. Fiquei me perguntando, o que “diabos” está provocando esse agendamento do tema relativamente grande na mídia?

A resposta veio semanas atrás quando TODA a blogosfera começou a twittar do Rio! Mais especificamente do Projac. O Yassuda e o Inagaki podem dar mais detalhes do que rolou lá, mas,  em poucas palavras, rolou um encontro de blogueiros com a autora Glória Pérez para conversarem sobre um novo personagem da próxima novela das 8: o Ingra, um blogueiro!

Ai tudo vez sentido. Como Relações Públicas, eu pirei na estratégia, que pode parecer Teoria da Conspiração, mas na verdade são puros conceitos de RP. Vou te explicar brevemente e didaticamente como:

Você tem uma novela para lançar e nela a autora cisma de colocar um personagem blogueiro (até porque a própria Glória tem um blog). Você olha a sua audiência e suspeita que talvez ela não sejá tão familiar com blogs, talvez você até tenha decidido passar alguma pesquisa para confirmar suas suspeitas. Logo você nota que há tempo (mais ou menos um 3 meses) para pelo menos introduzir uma noção do que é um blog para quem pouco ou nada vivência o dito-cujo. Dái surge matérias como a capa da Época e da matéria no jornal da Globo. “Xênio!!!”, você acabou avisar ao mundo que blogs existem, que valem a pena ser lido, diz por onde começar e ainda mostra quem é que produz esse conteúdo! F***ing Genial!

Tudo isso ainda vai de encontro com o investimento da emissora em mídias sociais para divulgar suas novela, como bem observaram lá no SimViral.

E o que isso tudo traz de mudança?

Eu, da minha modesta posição, digo que pelos menos haverá mais leitura de blogs. Não estou falando de aumento de leitores via feed, apenas um post passará a ganhar mais atenção de um user mais principiante (leia-se gente que usa orkut, msn, e-mail e lê um portal apenas).Aliás, eu já anunciei essa tendência de introduzir a leitura de posts quando o Yahoo!Post foi lançado. E o mais legal é ver que, como o post possibilita a resposta, esse carinha pelo menos usa esse espaço para dizer “Maneiro isso!”. (lógico que nem tudo são flores e se temos mais
comentários, precisaremos de mais moderação, Há quem diga entre os que trabalham em portais de notícias – G1, IG, Folha, etc – que permitem comentários nas matérias) Para exemplificar o que eu digo, dê uma olhada nesse post do Ecoblogs que recebeu mais de 100 comentários durante o período em que ficou em destaque na home do Yahoo . Não que eles sejam comentários bons em termos de qualidade, mas ele mostra que “mesmo não compreendendo tudo que rola online, eu consigo participar minimamente”.

Mas será que essa história de blogs na novela não vai trazer novos blogueiros?

Olha, novela de fato lança moda, se blogs vai virar uma delas vai depender da força do personagem na trama, mas se o destaque for na medida, provavelmente teremos mais gente “experimentando a coisa”.

esquema_logos

Talvez esse seja o caminho natural da evolução de quem hoje usa orkut+msn… E de alguma maneira tudo o que eu me escrevi me remeteu à aquela discussão que rolou no BlogCampSP esse ano sobre blogs miguxos

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Comunicação, Convidado

5 Respostas para “2009 – o ano do Blog (?)

  1. André Sobreiro

    Engraçado acompanhar o começo dessa real “popularização” dos blogs. Mais que os mesmos que sempre falam dele, poderemos ouvir o tem agora sendo tratdo durante o jantar sem que os nossos pais olhem com cara de espanto…

  2. Ou seremos elevados à categoria de pessoas bem-informadas e antenadas, ou seremos discriminados como quem não tem o que fazer e fica fazendo diarinhos na internet. Lembra do caso da professora? Seremos amados ou odiados. Depende de como a novela conduzirá o tema. Vi os evangélicos, os padres, as prostitutas, os gays e outros grupos serem caricaturados e ridicularizados nas novelas.
    Vamos ver …
    beijo, menina

  3. Novidade: pessoas comuns leem blogs. Eles não sabem que são blogs, mas chegam até nossos endereços via Google, e consomem o conteúdo que produzimos. E acessam todos os dias, leem tudo, e sem saber que se trata de um blog.

    O que essa novela poderá fazer é popularizar o termo blog, o formato blog – e isso eu vejo com maus olhos. As pessoas identificarão, e pode rolar uma espécie de segregação de blogs. Some isso à mania de “mimimi” dos blogueiros brasileiros, e 2009 tem tudo para ser um ano negro.

    Fica aquela sensação de que as pessoas querem que seus blogs sejam reconhecidos simplesmente por serem blogs, não por terem qualidade. Blog, podcast, portal, site institucional… Não importa. O blog é uma mera ferramenta, o que faz o sucesso dele é o conteúdo, nada mais.

    []’s!

  4. erica chaves

    adorei o meu…”sucesso” hahah
    pois é, vcs sao a vanguarda, mas eu, como nao quero ficar pra traz, vou lançar agora em janeiro o meu blog hahah
    erica, pq tb to na moda

  5. Vicki

    First blog I read after wakeup from sleep today!

    —————————-
    http://rosezy.panicaway.hop.clickbank.net/?tid=PANIC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s